Evolução

Em junho de 1977, o programa sofreu algumas modificações. Paulo Afonso Grisolli deixou a equipe de redatores e foi substituído por Benedito Ruy Barbosa, que, junto com Wilson Rocha, passou a ser responsável pelos capítulos seguintes. A nova equipe de redatores modificou o formato inicial, e as histórias passaram a ter 20 capítulos. A direção continuou sob o comando de Geraldo Casé, e a supervisão-geral era de Edwaldo Pacote.

Em 1981, Fabio Sabag passou a dirigir o programa, que permaneceu sob a direção-geral de Geraldo Casé.

Em 1983, no sexto ano de existência do Sítio do Picapau Amarelo, a direção era de Fabio Sabag e Roberto Vignatti, com texto de Wilson Rocha, Sylvan Paezzo e Marcos Rey. Nessa época, retomavam-se as histórias de no mínimo 20 capítulos.

No oitavo ano de existência, foram feitas poucas modificações no programa. A partir de 19 de março de 1984, o horário foi alterado e o infantil passou a ser exibido às 16h45. Outra novidade foi a reprise dos capítulos na parte da manhã, às 8h, que começaram a ser exibidos em 26 de março. O objetivo da mudança era ampliar o público espectador, e atingir não só a faixa infantil, mas também adolescentes e adultos. Outra modificação da época diz respeito ao processo de gravação. Realizaram-se mudanças para que as histórias pudessem ser totalmente gravadas na locação fixa do Sítio, com todos os interiores e exteriores.

Em 1985, segundo o diretor Geraldo CaséSítio do Picapau Amarelo apresentou uma proposta de modernização, passando a usar códigos cotidianos das crianças daquele tempo. A linguagem foi atualizada e o programa transformado em uma atração contemporânea. Ao lado de Fabio Sabag, também dirigiam o Sítio Gracindo Jr. e Hamilton Vaz Pereira.

A última história inédita do Sítio do Picapau Amarelo foi exibida em 20 capítulos, em janeiro de 1986. O tema escolhido para o programa, chamado A Trilha das Araras, foi a ecologia, e teve direção-geral de Geraldo Casé, com texto e direção de Fabio Sabag, produção educacional de Maria Tereza Sá Martins e direção de produção de Ruy Mattos.