Wilson Rocha Roteirista do Sitío do PicaPau Amarelo.
O AUTOR e ROTEIRISTA / WILSON ROCHA
Contribuiu para versão do Sitío entre 70/80.
Nascido no Rio de Janeiro em 1931, Wilson Rocha era formado em Direito e trabalhava como autor, diretor e roteirista de teatro, cinema e televisão, contratado pela Rede Globo desde a década de 60. Na televisão, escreveu episódios do Sítio do Picapau Amarelo e envolveu-se em projetos como as novelas Seu Quequé e Olhai os lírios do campo, os especiais infantisPirlimpimpim e Plunct-plact-zuum, além de documentários. faleceu esse ano em 20 de maio de 2014. Vitima de uma Pneumonia aos 83anos.
Portanto, quando chegou ao mundo dos livros infantis, o autor já tinha experiência com o fantástico e fantasioso mundo das crianças. Seus primeiros livros para esse público foram Sorte é sorte, A história de Leo, O piano pirado, O que vou ser quando crescer. Pela editora Ediouro, lançou os livros Até quando caras pintadas? e Código da Ushuaia e pela editora Quinteto, O perigo me procura. Mas foi em 1987 que Wilson Rocha lançou aquele que viria a ser o seu livro de maior repercussão, Os passageiros do futuro, que passou a integrar a tradicional Série Vagalume da editora Ática, sendo indicado para alunos de 7ª e 8ª séries. Ainda pela Série Vagalume, o autor lançou em 1993 Um gnomo na minha horta e em 1995 O Fabricante de Terremotos.
Dois anos mais tarde de Os passageiros do futuro, Wilson Rocha publicou pela editora Moderna o livro O filho das estrelas e Os robôs dos botões Iônicos na coleção Veredas. Na coleção Girassol da mesma editora, saiu o livro O avião do rei.
Em suas obras infanto-juvenis, é comum encontrar a preocupação ecológica, com o meio ambiente e com a qualidade de vida dos seres humanos. Assuntos como destruição das matas, da camada de ozônio e o relacionamento dos seres humanos com a natureza são recorrentes. Em Um gnomo na minha horta os personagens principais são um menino chamado João Filipe e seu amigo o gnomo Casca de Bétula. Messer, o garoto inglês protagonista de O perigo me procura vive uma aventura na Amazônia brasileira. Wilson rocha, foi um grande roteirista teve a preocupação com a discussão global. Sobre ecologia na década de 80 . Entendo ser educação o melhor meio para desenvolver nas crianças e jovens a consciencia ecológica.
Procurou-se demostrar como através da literatura infanto juvenil, o autor transmiti uma preocupação ambiental local e global. Apesar dos livros de wilson Rocha não serem utopias nem destopias ele utilizou elementos de ambas para desenvolver suas narrativas e construir uma conscientização ambietal .
Palavras chaves : Wilson Rocha – ecologia, educação, utopia, distopia literatura infanto-juvenil . dentro dos diversos livros publicados um boa aparte destinado ao publico infantil e infanto -juvenil praticamente todos abordam de uma meneira ou de outra as questões ambientais seus personagens e leitores ao longo do textos, descobrem as consequencias da destruição do meio ambiente, assim são motivos para lutarem pela preservação do mesmo. Assim conseguiu através do sitio do Sitio do Pica Pau Amarelo nso ensinou que devemos preserva a natureza.