Pedrinho
Pedrinho, é primo de Narizinho e neto de Dona Benta.
Seu nome é Pedro Encerrabodes de Oliveira.
É um menino bastante corajoso (seu único medo é de marimbondo) aventureiro, namorador, esperto e tem espírito de líder.
Pedrinho mora na cidade e sempre vem passar as férias no sítio de sua avó. É lá que ele junto com sua prima, a boneca Emília, o Visconde de Sabugosa e outros tramam e aprontam várias travessuras e reinações no sítio e até no espaço sideral.
Gosta de passar suas férias no Sítio e sempre fica triste quando elas chegam ao fim.
Ele tem 10 anos, e tem cabelos curtos.
É bem aventureiro em Reinações de Narizinho, primeiro livro em que Pedrinho aparece.
Em suas aventuras, sua arma é o Bodoque.
O mês de seu aniversário é abril .
Interpretações:
Júlio César – Pedrinho (1977 a 1980)
Marcelo José – Pedrinho (1981 a 1984)
Daniel Lobo – Pedrinho (1985 e 1986)
Pedrinho foi retratado pela primeira vez no filme teatral O Saci (1951), dirigido por Rodolfo Nanni, baseado no livro de mesmo nome. Lívio Nanni, que é sobrinho do diretor, interpretou Pedrinho no filme.
A partir de 1952, em uma série de televisão que foi ao ar pela extinta Rede Tupi, Pedrinho foi interpretado por vários atores, entre eles: Sérgio Rosemberg, Julinho Simões, David José e Newton da Matta.
Em uma série de televisão que foi exibida pela Rede Bandeirantes entre 1967 e 1969, Pedrinho foi interpretado por quatro atores (não identificados), durante os três anos em que ficou no ar.
Em um segundo filme teatral, O Picapau Amarelo (1973), dirigido por Geraldo Sarno e baseado no livro de mesmo nome, Pedrinho foi interpretado por Cid Ribeiro.
Pedrinho foi interpretado pelo ator Júlio César, depois substituído por Marcelo José e por último por Daniel Lobo; na série de televisão produzida pela entre 1977 a 1986, que é considerada um clássico.
Na série da Rede Globo de 2001, César Cardadeiro interpretou o personagem entre 2001 e 2003; João Vitor Silva em 2004 e 2005; Rodolfo Valente em 2006; e Vitor Mayer no último ano de exibição em 2007.
Na série animada de 2012, produzida pela Globo e Mixer, Vini Takahashi dublou a vóz de Pedrinho nos episódios da primeira temporada. Takahashi foi substituido por Pedro Volpato nos episódios da segunda temporada.