Cuca
Cuca – Bruxa que encanta Narizinho, Dona Benta e Tia Nastácia.
Má, perversa e ruim.
Cuca é caracterizada como uma bruxa do capoeirão tendo um corpo similar ao de um jacaré verde com descabelados cabelos loiros que cobrem seu rosto.
Grande vilã, vive em sua caverna, criando poções e planejando como invadir o Sítio.
Faz questão de ser a criatura mais maléfica das redondezas e não aceita que outros bruxos se aproximem de seu território.
Ela apareceu pela primeira vez na história O Saci onde ela sequestra Narizinho e a tranca em sua caverna sendo que o único a conseguir salvá-la foi Pedrinho com a ajuda de Saci que a partir daquela aventura se torna seu melhor amigo. Nessa mesma história é revelado que sua maior fraqueza é um pingo d’água que cai em sua caverna.
Cuca também retornou em outras histórias tentando incomodar o pessoal do Sítio, mas sempre se saiu mal no final.
Ela também demonstra uma rivalidade com a Emília com o tempo e é ainda prima do Saci.
Na versão feita pela Rede Globo ela possui um ajudante corcunda chamado Pesadelo que no entanto não está presente nos livros originais.
Interpretações:
M.Meneguelli – Cuca (1951 – O Saci )
Dorinha Duval – Cuca (1977 e alguns episódios de 1980)
Stella Freitas – Cuca (1978, 1979 e alguns episódios de 1980)
Catarina Abdala – Cuca (1981 a 1986)
Rosana Israel – Cuca (1986)
Solange Couto – Cuca (2007)
Alessandra Araújo
Além de nos livros a primeira aparição da personagem foi no filme de 1951 chamado O Saci (filme), porém nessa versão ela não era uma jacaré fêmea de cabelos loiros, mas uma velha bruxa de roupas velhas e rasgadas, nesta versão ela foi interpretada porM.Meneguelli.
Nas versões feitas pelas Rede Globo a personagem passou a ser encarnada como um jacaré do qual o público já está acostumado. Na versão de 1977 era um boneco de jacaré descabelada e gorda, com olhos avermelhados escondidos em baixo dos cabelos e listras coloridas na barriga.
Na versão de 2001 a personagem já tinha uma aparência mais arrumada e feminina usando um vestido vermelho e uma capa se assemelhando-se com a madrasta da Branca de Neve.
Na versão de 2003 ela tinha traços mais realistas e femininos ainda possuindo cabelos mais soltos e uma roupagem amarela e verde.
Em 2005 ela ficou com um aspecto mais feio e horripilante ficando mais gorda e sem roupas se assemelhando-se com a Cuca de 1977.
A última mudança em seu visual foi em 2007 não era mais um boneco de jacaré e sim uma mulher escamosa de dentes e unhas pontiagudas, ela foi interpretada por Solange Couto.