Visconde de Sabugosa
Visconde é um boneco feito de sabugo de milho, um grande sábio, gramático e filósofo, cuja sabedoria obteve através dos livros da estante da biblioteca de Dona Benta.
Ele é o super sabichão do Sítio. Erudito e atrapalhado, vive na biblioteca entre os livros, pesquisando e estudando sobre vários assuntos ou então fica em seu laboratório, localizado no porão da casa de Dona Benta, onde dá margem à sua criatividade para construir invenções.
Apesar de ser um visconde, seu único pertence é a sua cartola.
Nas aventuras é sempre escolhido por Pedrinho para fazer as coisas mais perigosas, pelo fato de ele ser “consertável”, se estragasse ou se machucasse ou até se morresse, Tia Nastácia fazia outro ainda melhor.
O Visconde já morreu diversas vezes em várias histórias diferentes, mas Tia Nastácia simplesmente pega uma nova espiga de milho no paiol, e providencia outro Visconde, reaproveitando somente a cabeça, os braços e as pernas.
Pelo fato dele ter seu corpo formado por um sabugo e ter botões de milho no peito, morre de medo de passar perto de uma galinha, ou mesmo da Vaca Mocha que adora mastigar sabugos de milho.
Interpretações:
André Valli – Visconde de Sabugosa
Nas adaptações para a televisão da obra infantil de Monteiro Lobato, o Visconde foi vivido por muitos atores ao decorrer dos tempos, os atores das primeiras séries em preto e branco, são pouco conhecidos hoje em dia.
Na primeira versão televisiva da Rede Tupi em 1952, o personagem foi vivido por Rubens Molino, Luciano Maurício, e Hernê Lebom.
Depois foram, Roberto Orosco em 1964 em uma outra versão na TV Cultura, e Ewerton de Castro na Rede Bandeirantes em 1967.
Na versão seguinte, produzida pela Rede Globo em 1977, já em cores, o personagem foi interpretado pelo ator André Valli durante 8 anos, André se tornou o interprete mais conhecido pelo público até hoje.
Em outra versão também produzida pela Rede Globo em 2001, o Visconde ganhou vida com mais três atores, o primeiro deles foi Cândido Damm, que fez o personagem entre 2001 até2004.
Em 2005, os diretores do Sítio queriam um “Visconde mais magrinho”, e escalaram o ator Aramis Trindade para viver o intelectual personagem, ele o interpretou durante os anos de 2005 e 2006, e usou dois tipos diferentes de figurinos, um em cada ano.
Em 2007, com nova direção, o Sítio tem todo o eleco trocado, e o Visconde passa a ser interpretado por Kiko Mascarenhas.
Uma curiosidade, é que os atores André Valli e Aramis Trindade, além de ambos terem interpretado o Visconde de Sabugosa nas versões daTV Globo, os dois também eram conterrâneos, nascidos na cidade de Recife em Pernambuco. Eles chegaram também a se conhecer nos estúdios da Rede Globo em 2006.