D. Benta
Dona Benta é uma personagem da obra de Monteiro Lobato.
O seu nome completo é D. Benta Encerrabodes de Oliveira
Possui dois netos, Lúcia (Narizinho) e Pedrinho. É a dona do Sítio do Picapau Amarelo, e diverte-se muito com os conflitos das tramas.
Contando histórias e estimulando a criatividade e imaginação das crianças, Dona Benta alimenta a curiosidade de seus netos e da boneca Emília.
Mora no interior, mas sabe de tudo que acontece no mundo, sempre ensinando coisas novas aos netos e informando-os sobre a cultura do Brasil e do mundo.
Está sempre se divertindo com as reinações que a garotada inventa e aberta para ouvir o que seus netos têm a dizer.
Solitária, mora apenas com sua ama Tia Nastácia e sua neta Narizinho e os bichos do sítio, recebendo a visita de Pedrinho, que mora na cidade grande, sempre que este tira férias da escola.
Viúva de um grande senhor do engenho, sua paixão são os livros.
Interpretações:
Na versão feita pela Rede Globo do Sítio do Picapau Amarelo (série de 1977) na TV, Dona Benta foi interpretada por Zilka Salaberry , já falecida no ano de 2005.
Na segunda versão em 2001 Dona Benta foi encarnada por Nicette Bruno até 2004, por Suely Franco entre 2005 e 2006 e Bete Mendes em 2007.
No desenho animado de 2012 Dona Benta é dublada por Gessy Fonseca, que volta a dar voz a personagem, pois já havia dublado Dona Benta em um programa de rádio de 1943.
Na série de 2001, foram acrescentadas características modernas no Sítio, entre elas, um computador usado por Dona Benta para se comunicar com o neto Pedrinho. As cartas então foram substituídas por e-mails nesta versão.